Como forma de aproximar o aluno das práticas do Direito, foi promovido no auditório da unidade Vitória um Júri Simulado durante a Disciplina Integradora, ministrada pelo professor José Balikian. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) e contou com a participação dos alunos do 1º período de Direito da unidade. Também participaram do júri, compondo o Conselho de Sentença, alunas do 5º período de Pedagogia.
A atividade foi proposta para mostrar aos alunos como funciona um Júri Popular, momento em que a sociedade é chamada a julgar crimes dolosos contra a vida, tais como homicídio doloso, infanticídio, participação em suicídio, aborto – tentados ou consumados – e seus crimes conexos.
Para o professor Balikian, o júri simulado serviu também para que os estudantes pudessem se aproximar dos vários papeis que o Direito proporciona no âmbito da profissão. “Para os alunos do 1º período de Direito da Doctum é uma aproximação do exercício profissional que se lhes descortina, ou seja, do papel que poderão exercer após o curso, a saber: magistrados, promotores de justiça, advogados, autoridades policiais civis, entre outros”, afirmou.
Os alunos trabalharam com um com um caso fictício, da obra de Leon Fuller: “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, que conta a história de cinco jovens ficaram presos e, após dias, decidem jogar a sorte para saber qual deles seria morto a fim de alimentar os demais. Os quatro sobreviventes é que estão em julgamento.
O clima entre os alunos foi de entusiasmo. Todos os professores do período participaram. As alunas de Pedagogia também participaram, verificando o trabalho em equipe e a seriedade dos estudos. Foi um momento acadêmico de grande significado, que aconteceu sob a orientação do Coordenador do Curso, Prof. Stéfano Antonini D’Amato.
Confira